domingo, 21 de novembro de 2010

DTVi: TV Digital (HDTV) interativa no Brasil

A televisão interativa (também conhecida como a ITV ou iTV) descreve uma série de técnicas que permitem que os telespectadores interajam com o conteúdo da televisão como visualizá-lo.
Para permitir a interatividade, televisores digitais (HDTV) e conversores digitais (Set-Top-Box) devem dispor de capacidade para receber as aplicações e executá-las. No sistema brasileiro de televisão digital aberta, o SBTVD, os recursos de interatividade são definidos pelo padrão Ginga (middleware).
No Brasil os televisores e conversores digitais preparados para a interatividade deverão receber o selo DTVi.


Mais informações:


Sobre a TV Digital (HDTV): http://dtv.org.br/index.php/sobre-a-tv-digital/vantagens-da-tv-digital/



Sobre o DTVi: http://www.dtv.org.br/index.php/informacoes-tecnicas/interatividade-dtvi/


TV interativa: http://pt.wikipedia.org/wiki/TV_Interativa


DTV: http://www.dtv.org.br/


Fórum SBTVD: http://forumsbtvd.org.br/




Diferenças básicas entre as siglas DTV (sem a letra “i” no final) e o DTVi (com a letra “i” no final):




A sigla DTV (sem a letra “i” no final):


Quer dizer que a TV é digital (HDTV), mais não possui a letra “i” no final, em vermelho, a letra “i” no final, em vermelho, que dizer que não possui interatividade.


Resumindo: Os televisores digitais e conversores digitais, que possuem o selo com a sigla: DTV, suportam a TV digital (HDTV), mais não possuem interatividade.




A sigla DTVi (com a letra “i” no final):


Quer dizer que a TV é digital (HDTV), mais possui a letra “i” no final, em vermelho, a letra “i” no final, em vermelho, que dizer que possui interatividade.


Resumindo: Os televisores digitais e conversores digitais, que possuem o selo com a sigla: DTVi, suportam a TV digital (HDTV), mais possuem interatividade.


O DTVi é como se fosse uma TV por assinatura (paga), como a SKY HDTV, ou a Century MidiaBox SHD7100, pois possui HDTV e também possui a interatividade, mais a diferença é que a SKY HDTV você paga uma mensalidade, a Century MidiaBox SHD7050 você paga uma vez só, já o DTVi é de graça.


Quando for compra um televisor digital (HDTV) ou conversor digital (Set-Top-Box) agora, só compre se tiver o selo com a sigla DTVi:











Neste vídeo da Philips, é apresentado alguns recursos do DTVi:










O DTVi tem os recursos de Audiodescrição e Closed caption.



O DTVi também está presente em alguns celulares, veja o caso da Nokia: http://www.indt.org/projects/avancos-nas-pesquisas-relacionadas-a-plataforma-de-interatividade-ginga/






O futuro da televisão é o 3D que não tem necessidade de utilização dos óculos especiais, também conhecido como: Autostereoscopy, comercialmente conhecido como Auto 3D.


Um exemplo de Autostereoscopic 3D, que já está sendo comercializado pela Philips nos EUA:

http://www.usa.philips.com/c/professional-products/140-cm-55-inch-autostereoscopic-3d-full-hd-bdl5571vs_00/prd/en/





A Philips no Brasil (http://www.philips.com.br/c/cinema-21-9/17312/cat/), poderia lançar TVs com o com o melhor de todas as tecnologias da Philips Amsterdam (http://www.philips.nl/c/televisie/cinema-219-platinum-series-ultrabreed-full-hd-3d-max-scherm-van-147-cm-58-inch-58pfl9956h_12/prd/nl/), EUA e Brasil, tendo como prioridade essas tecnologias, de forma completa e nativa: LED, Full HD, Pixel Precise HD, 1200 Hz Perfect Motion Rate (PMR), DLNA, WiFi, HD Natural Motion, potência de som de 20 W RMS, Incredible Surround, Digital Crystal Clear, HDMI, Easylink, USB 3.0, IPv6, Smart TV, DTVi e Autostereoscopic 3D, tendo essas tecnologias como base, para lançar uma nova série de TVs.


Essa sugestão vale para a Philips no Brasil e para outras empresas de eletroeletrônicos.









Avise se algum erro for encontrado nesse artigo.


O conteúdo desse artigo pode ser modificado ou atualizado, por isso, visite essa página constantemente e mantenha-se atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário