sexta-feira, 18 de março de 2011

Conheça o Software Livre

Software Livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.


Fonte e mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre



Principais Softwares Livres:



- Linux


O Linux é um Software Livre.

Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.


Fonte e mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux





Distribuição Linux:

Uma Distribuição Linux (ou simplesmente distro) é composta do núcleo Linux e um conjunto variável de software, dependendo de seus propósitos. Essa coleção de software livre e não-livre, é criada e mantida por indivíduos, grupos e organizações de todo o mundo, incluindo o grupo Linux.


Fonte e mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%B5es_Linux






Principais Distribuições livres:



openSUSE Linux


Gentoo Linux


Slackware Linux


Debian Linux


Ubuntu Linux


Mandriva Linux


Distribuições Derivadas:



São as que derivaram das principais:




Parted Magic (Slackware)



Resulinux Linux (Debian)



linuxacessivel.org





- Principais Programas livres:

GIMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário